Os professores da Educação Profissional: sujeitos (re)inventados pela docência

Autores

  • Angelita da Rocha Oliveira Ferreira
  • Juan José Mouriño Mosquera

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar os processos de construção da identidade docente em professores da educação profi ssional. Trata-se de investigação de cunho qualitativo realizada com professores que atuam em cursos técnicos e desempenham outras ações profi ssionais paralelas à docência. Os dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo. O estudo apontou que os professores da educação profi ssional continuam a ser recrutados no mundo do trabalho e iniciam na docência sem formação pedagógica e que, embora prevista em lei, a formação em serviço não acontece ou não contribui para o processo de formação da identidade docente. Mesmo assim, é possível afi rmar que esses professores constroem para si uma identidade profi ssional/pessoal/docente a partir da ressignifi cação das vivências da escola e do mundo do trabalho.

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. da R. O., & Mosquera, J. J. M. (2013). Os professores da Educação Profissional: sujeitos (re)inventados pela docência. Revista Liberato, 11(16), 95–110. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/156