Educação musical no Ensino Médio: modos alternativos de se aprender música

Autores

  • Márcio Leonini
  • Patrícia Kebach

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer algumas refl exões sobre a possibilidade de proporcionarmos ampliações nas concepções musicais de alunos do Ensino Médio a partir de formas alternativas de se proporcionar a musicalização na escola. Através de uma experiência de estágio realizada em uma escola da rede estadual de ensino no município de Porto Alegre, detectamos a importância de se criar um ambiente de Ofi cina Pedagógica Musical para suprir algumas necessidades encontradas, tais como a falta de instrumentos e estrutura para o desenvolvimento de aulas de música, e também ampliar as concepções musicais dos alunos devido à rejeição à escuta de novos repertórios musicais, comuns na faixa etária observada. Constatamos que os meios tradicionais de ensino musical podem ser substituídos por meios alternativos para melhor adaptação às difi culdades encontradas na realização deste trabalho. A esquematização de uma metodologia de ensino, baseada em três pontos – apreciação, composição e execução – foi norteadora e fundamental para o desenvolvimento das atividades propostas e proporcionou uma organização sistemática dos exercícios propostos. Em busca de respostas ao trabalho realizado, em meio à experiência, foram coletados dados para a observação da possível construção de conceitos musicais por parte dos alunos observados. Desta maneira, conseguimos verifi car como os trabalhos alternativos de educação musical podem viabilizar experiências signifi cativas aos estudantes de Ensino Médio, mesmo com as adversidades comuns encontradas em escolas públicas.

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Como Citar

Leonini, M., & Kebach, P. (2013). Educação musical no Ensino Médio: modos alternativos de se aprender música. Revista Liberato, 11(16), 135–146. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/159