Evasão escolar: desigualdade e exclusão social

Autores

  • Izabel Maria França de Souza Borja
  • Alcina Manuela de Oliveira Martins

Resumo

Este estudo incide sobre a problemática da evasão escolar. Interessa saber o que leva o aluno, ao aderir a um programa educacional e ter como finalidade a certificação do ensino fundamental, através de uma formação integrada nos eixos de escolarização, qualificação profissional e ação comunitária, a abandonar a escola. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevistas semiestruturadas a sete professores e vinte egressos do ProJovem Urbano de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Assim, partindo do conceito de evasão, procedeu-se a uma análise dos discurso dos intervenientes. Os resultados apontam um abandono, causado por necessidades de emprego imediato e de emancipação familiar, agravadas pela exclusão social, motivada pela violência e pela droga. No que se refere ao ambiente escolar, os alunos ressentem a falta de uma preparação específica dos professores, que não adequem o ensino aprendizagem às dificuldades dos alunos, numa perspectiva de inclusão e multiculturalismo. Assim sendo, projetos, devidamente planificados e aplicados, são apontados como possíveis soluções, de acordo com as características contextuais familiares e sociais e um maior acompanhamento desses alunos.

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Publicado

2014-07-02 — Atualizado em 2022-09-06

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Como Citar

Borja, I. M. F. de S., & Martins, A. M. de O. (2022). Evasão escolar: desigualdade e exclusão social. Revista Liberato, 15(23), 93–102. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207 (Original work published 2º de julho de 2014)