As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)

Autores

  • Ana Paula Antunes Carreira Pires
  • Rita Alexandra Bettencourt Leal
  • Maria Isabel Pinto Simões Dias

Resumo

O presente artigo visa conhecer as dinâmicas e o funcionamento das parcerias educativas existentes na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro hospitalar Leiria-Pombal (Portugal) e identificar novas possibilidades de parceria. Seguindo uma metodologia quantitativa, foi usado o “Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar” (PIRES; LEAL; DIAS, 2013), para refletir sobre o papel das parcerias educativas na qualidade do serviço prestado em contexto hospitalar. Os resultados evidenciam a relevância das parcerias educativas na promoção da tranquilidade e do bem-estar para a criança, durante o período de internamento e a necessidade de uma maior articulação e divulgação do trabalho desenvolvido entre os diferentes parceiros. Esses dados permitem-nos inferir que um dos vetores de redução do stress das crianças hospitalizadas poderá ser atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no âmbito das parcerias educativas.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Pires, A. P. A. C., Leal, R. A. B., & Dias, M. I. P. S. (2014). As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: o exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal). Revista Liberato, 15(24), 125–134. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/315