Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública

Autores

  • Laura Tereza de Souza
  • Alcina Manuela de Oliveira Martins
  • Margarida Alice Carvalho

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as práticas de liderança no processo de gestão que caracterizam a cultura organizacional de uma instituição e ajudem a promover uma escola de qualidade. Centrada numa instituição de ensino médio no município de Aracaju (SE), esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo que abrangeu, para além do diretor, dos coordenadores pedagógicos e dos docentes. Entrevista estruturada e questionário foram escolhidos como instrumentos de coleta de dados. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias relativas aos tipos de liderança, o que permitiu perceber uma tendência para um modelo de gestão democrática, adotado pelo diretor da escola. O estudo concluiu que a liderança exercida é satisfatória, contribuindo para a cultura da qualidade por todo o processo educativo.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

de Souza, L. T., Martins, A. M. de O., & Carvalho, M. A. (2017). Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública. Revista Liberato, 18(29), 19–28. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/525