Determinação dos níveis de pressão sonora em estações da Trensurb, durante a chegada e partida dos trens

Autores

  • Günther Scherer Ott
  • Juan Pablo Raggio Quintas

Resumo

É importante monitorar os níveis de pressão sonora em estações de trem, devido ao desconforto acústico, causado em seus usuários. A origem da sensação é o ruído provocado pelos trens. Neste estudo, utiliza-se a infraestrutura da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb), localizada no município de Porto Alegre e região metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Os níveis sonoros equivalentes na escala A (LAeq) são medidos em duas estações, durante a chegada, partida dos trens e ruído de fundo. O limite máximo encontra-se estabelecido em norma: 85 dB(A). Gráficos de LAeq são elaborados por espectro de frequências dos três fenômenos citados, para se identificar as faixas significativas. Comparando-se as estações, conclui-se que o ruído de fundo é menor na estação isolada. Os níveis sonoros equivalentes são mais elevados na estação aberta, durante a chegada e partida.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Ott, G. S., & Quintas, J. P. R. (2019). Determinação dos níveis de pressão sonora em estações da Trensurb, durante a chegada e partida dos trens. Revista Liberato, 20(33), 71–86. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/589