Máquinas síncronas com ímãs permanentes e motores assíncronos – o futuro da mobilidade urbana

Autores

  • João Marcelo Tambalo Paparelli Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Lucas Nicoletti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Alex Fabiano Bueno Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Pelo estudo do desenvolvimento de novas ligas metálicas, com propriedades eletromagnéticas específicas e de novas ligas magnéticas à base de NdFeB, a sistemática de funcionamento de motores elétricos é apresentada. Nesse escopo, as atuais soluções aos problemas de baixa autonomia e eficiência energética, inerentes aos motores síncronos e assíncronos, são explicadas. Sendo assim, este artigo pretende revisar as tecnologias de disposição e montagem das peças do conjunto motor, diminuindo os custos de fabricação relacionados a essa categoria, e aumentando a atratividade de veículos elétricos nos cenários mundial e brasileiro.

Biografia do Autor

João Marcelo Tambalo Paparelli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lucas Nicoletti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Alex Fabiano Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais pela UFSC, mestre em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil e professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Tambalo Paparelli, J. M., Nicoletti, L., & Bueno, A. F. (2022). Máquinas síncronas com ímãs permanentes e motores assíncronos – o futuro da mobilidade urbana. Revista Liberato, 23(39), 99–110. Recuperado de http://gvgv.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/761